quarta-feira, 5 de outubro de 2011

vanguedades

                                           _ Cruz de Santiago_ (tirada da net)

    " ...ela simboliza o apóstolo defensor dos cristãos na guerra da Reconquista."


uma cadeira plastica, um gata contente, um sol de pleno verão, uma varanda aberta, um livro de Rosália de Castro, foram a companhia de uma belíssima tarde.
o que tem isto a ver com a República?
talvez bastante, talvez pouco, talvez nada... mas foi a República que me levou até esta Poetisa Galega.


Bem sei que não há nada de
Novo sob o céu,
Que antes outros pensaram
As cousas que ora eu penso.

Bem, para que escrevo?
Bem, porque somos assim:
Relógios que repetem
Eternamente o mesmo.


Tal como as nuvens
Que impele o vento,
E ora assombram, e ora alegram
Os espaços imensos do céu,
Assim as idéias
Loucas qu´eu tenho,
As imagens de múltiplas formas,
D´estranhas feituras, de cores incertas,
Ora assombram,
Ora aclaram
O fundo sem fundo do meu pensamento.

_Rosália de Castro_


Sem comentários:

Enviar um comentário